sábado, 26 de março de 2016

Aplicação tecnológica de maltodextrina



Especificação técnica: Pó fino branco com odor característico obtido da fécula de adequado. A Maltodextrina consiste em um polissacarídeo resultante da digestão ácida e/ou enzimática do amido e formada por unidades de maltose e dextrinas.
Aplicações
Fonte de energia para atletas: por ser um oligossacarídeo que, diferente dos demais, é passível de hidrólise no trato gastrintestinal, ao ser absorvida, gera uma resposta glicêmica rápida; por isso é utilizada como fonte de energia durante a atividade física.
Aplicações alimentícias : formulações infantis, pós para o preparo de bebidas (como achocolatados, capuccino em pó), produtos dietéticos e energéticos, formulados sólidos, coberturas para confeitaria, encapsulamento de aromas e essências, balas mastigáveis, barras de cereais e proteínas. Soluções com alta concentração de Maltodextrina (acima de 40%) tem um aumento significativo de viscosidade, fornecendo corpo as composições liquidas.
 Comprimidos: atua como agente desintegrante; Complexos vitamínicos e suplementos nutricionais: promove rápida solubilidade e dispersão, além de conferir sabor ligeiramente doce e atuar como veículo. É também indicada como suplemento dietético em patologias onde ocorre má absorção e intolerância aos dissacarídeos; e nas disfunções hepáticas e renais, quando deve haver restrição de proteínas e minerais;
Dietas hospitalares: proporciona a regulação da pressão osmótica, além de ser excelente fonte de energia. É usada para acerto nutricional adequado em dietas;
 Cosméticos: promove formação de filme leve e suavidade à pele e ao cabelo (condicionador, creme para pentear, maquiagem em pó, máscara capilar e para os olhos, sabonetes líquido e em barra glicerinado, xampus). Posologia / concentração: 10 a 30g ao dia, diluída em água. Podendo ser associada a outros carboidratos como a glicose e frutose, a quantidade de Maltodextrina deverá sempre ser ajustada de acordo com a necessidade e gasto energético do indivíduo. Via de administração: Oral / tópico.
Solução magistral: Possibilidade de individualização da formulação de acordo com a necessidade do paciente;  Possibilidade de incorporar nas mais variadas formas farmacêuticas incluindo cápsulas, sachês , pastilhas gomosas e shakes.
 Formulações Propriedades Estudos clínicos / Estudos pré-clínicos: Um estudo realizado vinte e oito estudantes do sexo masculino de 20 a 30 anos praticantes de atividade física avaliou o desmpenho em exercícios anaeróbicos repetitivos. O grupo foi dividido m 4 grupos sendo : 1 ) Grupo G ( ingestão oral de glutamina na dose de 0,25 g / kg de massa corporal , em 250 ml de água) , 2) o grupo M ( um hidrato de carbono numa única concentração de 50 g de maltodextrina em 250 mL de água) , 3) grupo GM ( hidrato de carbono numa concentração de 50 g de maltodextrina glutamina na dose de 0,25 g / kg de massa corporal , em 250 ml de água) e , 4 ) o grupo P ( cerca de 250 ml de água e 30 g edulcorante) . Conclusão: A suplementação combinada de glutamina e maltodextrina, 2 horas antes do exercício melhorou o desempenho físico dos atletas(1). Um outro estudo com oito atletas de montain bike, oito adultos e dois adolescentes do sexo masculino teve como objetivo da melhora na performance de atletas de alto nível, reorientando os procedimentos adotados quanto ao uso de maltodextrina e vitamina B6. Os resultados obtidos dos testes realizados nessa pesquisa mostraram que houve mudança estatisticamente significativa na verificação da glicemia pós suplementação e logo após o termino do teste(2).

Ana Paula Couto
Maria Daysielli

Nahama Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário